Corte de chapas de aço carbono


Corte de chapas de aço carbono - 1
Corte de chapas de aço carbono - 2
Corte de chapas de aço carbono - 3
Corte de chapas de aço carbono - 4

Existem duas técnicas para o corte de chapas de aço carbono: oxicorte e corte a plasma. A escolha entre os dois processos se dá pela espessura da chapa, condições de aplicação do desenho e acabamento desejado.

De forma conceitual, a diferença essencial entre o oxicorte e a plasma é o tipo de ignição para o corte, o tempo de produção e o acabamento da peça.

A técnica mais comum é o oxicorte.

Corte de chapas de aço carbono

Indicado apenas para o corte de peças ferrosas e sem qualquer ponto de corrosão e pintura, o corte de chapas de aço carbono por oxicorte é feito por meio da separação dos metais pela forte reação de oxidação que é acionada por oxigênio puro em alta temperatura.

O sistema é simples: uma chama altamente aquecida é inserida no metal para que o mesmo atinja o ponto de ignição. Dessa forma, é aplicado um jato forte de oxigênio puro provocando a corrosão da placa ou item. A velocidade alta do jato ocasiona a remoção do metal separando-o em duas partes.

O diferencial dessa técnica é que o corte de chapas de aço carbono em oxicorte pode se dar em placas até 350mm, tem baixo investimento inicial na compra dos equipamentos e não necessita do uso de energia elétrica.

Já o corte a plasma é uma técnica mais apurada. O plasma é o quarto estado da matéria e nessa situação de corte de chapas de aço carbono é formado com um gás aquecido em alta temperatura condutor elétrico e com isso, quebra as partículas do metal fazendo a separação e o corte.

O bico de saída do gás quente e ionizado entra em contato com a peça que pode ser ferroso ou não, desde que seja condutor elétrico também e o arco formado se transforma em plasma. O plasma derrete o material e o fluído em alta velocidade faz com que seja removido resultando no corte de chapas de aço carbono.

Independente do tipo de corte de chapas de aço carbono é imprescindível que sejam utilizados os EPI’s – Equipamento Pessoal Individual para garantir a segurança dos profissionais.

A Favifer oferece o trabalho de corte de chapas de aço carbono com ambos os procedimentos, indicando de acordo com a necessidade de desenho e acabamento de cada cliente o que melhor se adequa.

Com expertise no segmento, a Favifer é a empresa certa não só para o corte, como também a dobra e vinco de chapas, perfis, barras e demais itens de aço carbono.

O texto acima "Corte de chapas de aço carbono" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre direitos autorais.

Fale Conosco

Para saber mais sobre Corte de chapas de aço carbono ligue para (11) 2954-1700 ou envie um e-mail para vendas@favifer.com.br.

Veja Também

Pessoas que pesquisaram por Corte de chapas de aço carbono também pesquisaram por: